Alterar Estados de Preferência

Utilize o módulo Itens de Calendário para alterar os estados de um agente: preferência, exceção, hora livre, ou horas trabalhadas (turno e disponibilidade) antes da publicação da escala.

Estados de Preferência

Antes da escalação, uma preferência pode ser Concedida, Recusada ou Preferida. Depois que uma escala é criada para as datas que incluem esta preferência, o estado pode ser Escalado (aparece na escala) ou Não Escalado (não aparece na escala).

Duas colunas no módulo Itens de Calendário exibem o estado de preferência: Estado Solicitado e Estado Real. Veja abaixo para uma explicação das duas categorias.

Para alterar o estado de um item ainda não escalado:

  1. Na coluna do item de Calendário, clique o nome do item que deseja alterar.

  1. Clique um botão de ação para o novo estado do item: Preferido, Concedido ou Recusado.

  2. Clicar em OK.

O novo estado aparece na coluna de Estado.

Observação: Os estados podem ser diferentes em cada coluna, e o Estado Real pode ser diferente do estado que acabou de ser atribuído. Isto é por causa da forma que as colunas de Estado Real e Solicitado funcionam, como será explicado abaixo.

Estado Real vs. Estado Solicitado

Estado Solicitado e Estado Real são referentes às duas maneiras no qual cada exceção e preferência é salvo.

Por exemplo, se um agente prefere uma hora livre de dia inteiro, esta preferência é salva na base de dados como Preferido. Se ao agente é então atribuída (concedido) uma exceção de reunião para aquele dia, a exceção prevalece a preferência. O WFM avalia o conjunto de exceções e preferências atuais, e assinala a preferência de hora livre como Recusado. Entretanto, a base de dados mantém o estado de preferência como Preferido porque, até que uma escala seja gerada, a exceção pode ser removida. Neste caso a preferência pode novamente ter efeito e a preferência do Estado Real pode mudar para Preferido.

Observação: Atribuições de padrões de revezamento são Concedidas por padrão, assim eles não necessitam de um estado separado salvo na base de dados.