Use o Assistente de Nova Previsão para criar um novo cenário de previsão. Definir um cenário de previsão envolve atribuir um nome à previsão, definir um intervalo de data para a previsão, adicionar comentários (opcional) e selecionar as atividades que a previsão irá cobrir. Existe também a opção de basear o cenário em uma previsão existente ou criar os números depois.
Para usar o Assistente de Nova Previsão:
Selecione a guia Previsão.
Selecione Cenários no menu Visualizações.
Clique no botão Novo (
) na barra de ferramentas Visualizar Cenário de Previsão.
A primeira tela do Assistente de Nova Previsão, Parâmetros Gerais, abre.
Preencha a tela Parâmetros Gerais e então clique em Avançar. A tela Selecione Atividade abre.
Selecione uma ou mais atividades e então clique em Concluir.
Depois de criar um cenário, é possível criar volume de interação, TMA (Tempo Médio de Atendimento), previsões de equipe, adicionar comentários e publicar o cenário. Para maiores detalhes, veja Visão Geral de Cenários de Previsão.
Para uma melhor compreensão das visualizações de previsão e escala e das caixas de diálogo do WFM, será útil rever certas terminologias do Configuration Utility.
As Atividades são trabalhos que são rastreados e gerenciados utilizando o Genesys Workforce Management. Em linhas gerais, exemplos de atividades são responder a uma chamada entrante, responder a e-mail, completar um trabalho depois de chamado, executar retornos de chamada agendados e participar de sessões bate-papo (chat). Quando se cria previsões e escalas, estas atividades são tipicamente associadas a um produto específico, como chamadas inbound para o produto A, chamadas inbound para o produto B e assim por diante. No Configuration Utility, atividades são associadas com skills. Também se define atividades separadas para cada site ou unidade de negócio.
Sites podem ser equivalentes a switches, que são originalmente definidos no Configuration Manager e importados para o WFM via Configuration Utility. É possível também criar sites no Configuration Utility que não tenham relação com um switch. Isto se torna apropriado quando os switches não estão correlacionados com a organização de sua companhia. Por exemplo, uma única localidade pode ser dividida em múltiplas entidades para refletir divisões em uma unidade de negócio.
Os Sites podem usar conjuntos de atividades, que disponibilizam um meio para combinar atividades em grupos para escalação multi-skill. Durante aquele período:
Os Agentes podem trabalhar somente em atividades definidas para o conjunto de atividades.
O Escalador não poderá agendar refeições em horas que poderão interromper o conjunto de atividades.
As Unidades de Negócio não podem usar os conjuntos de atividades.
Uma unidade de negócio consiste de um conjunto de sites que podem ser agrupados juntos porque os agentes dos sites executam a mesma atividade, ou para facilitar o gerenciamento.
As atividades Multi-Site combinam atividades de algum ou de todos os sites em uma unidade de negócio, assim como de sites independentes, com o propósito de acompanhamento.