Utilize o módulo Itens de Calendário para alterar os estados de um agente: preferência, exceção, hora livre, ou horas trabalhadas (turno e disponibilidade) antes da publicação da escala.
Antes da publicação da escala, as configurações de estados atuais possíveis são Preferido, Concedido e Recusado.
Depois da publicação da escala, as configurações de estados atuais possíveis são Escalado ou Não Escalado.
Antes da escalação, uma preferência pode ser Concedida, Recusada ou Preferida. Depois que uma escala é criada para as datas que incluem esta preferência, o estado pode ser Escalado (aparece na escala) ou Não Escalado (não aparece na escala).
Uma preferência Concedida irá aparecer na escala a não ser que ela seja primeira removida ou a não ser que outra preferência seja adicionada e desloque o primeiro. Caso isto ocorra, os estados de preferência de baixa classificação mudam para Recusado.
Uma preferência Recusada não irá aparecer na escala a não ser que ela seja recusada em favor de uma preferência de classificação maior e a preferência de classificação maior é removida mais tarde antes da construção da escala. Caso isso ocorra a preferência volta para seu estado original, que pode ser Concedido ou Preferido.
Uma preferência Preferida pode aparecer na escala se ela é compatível com os limites da escalação e configurações de otimização que foram configurados para o site.
Duas colunas no módulo Itens de Calendário exibem o estado de preferência: Estado Solicitado e Estado Real. Veja abaixo para uma explicação das duas categorias.
Para alterar o estado de um item ainda não escalado:
Na coluna do item de Calendário, clique o nome do item que deseja alterar.
Clique um botão de ação para o novo estado do item: Preferido, Concedido ou Recusado.
Clicar em OK.
O novo estado aparece na coluna de Estado.
Observação: Os estados podem ser diferentes em cada coluna, e o Estado Real pode ser diferente do estado que acabou de ser atribuído. Isto é por causa da forma que as colunas de Estado Real e Solicitado funcionam, como será explicado abaixo.
Estado Solicitado e Estado Real são referentes às duas maneiras no qual cada exceção e preferência é salvo.
Estado Solicitado é o estado de preferência como inserido pelo usuário. Se mais de uma preferência é inserida em um dia particular, cada item é salvo na base de dados com o estado que tinha quando foi inserido.
Estado Real e o estado decidido pelo WFM. O WFM avalia todas as exceções e preferências atuais baseadas em sua posição na hierarquia do objeto calendário. Se um agente tem múltiplas preferências para um dia, o Estado Real indica como o WFM resolveu isso.
Por exemplo, se um agente prefere uma hora livre de dia inteiro, esta preferência é salva na base de dados como Preferido. Se ao agente é então atribuída (concedido) uma exceção de reunião para aquele dia, a exceção prevalece a preferência. O WFM avalia o conjunto de exceções e preferências atuais, e assinala a preferência de hora livre como Recusado. Entretanto, a base de dados mantém o estado de preferência como Preferido porque, até que uma escala seja gerada, a exceção pode ser removida. Neste caso a preferência pode novamente ter efeito e a preferência do Estado Real pode mudar para Preferido.
Observação: Atribuições de padrões de revezamento são Concedidas por padrão, assim eles não necessitam de um estado separado salvo na base de dados.